Minha lembrança mais clara do trabalho de Ace Norton é Thinking About You, dirigido para a cantora Norah Jones em 2006. No entanto, sempre achei este videoclipe excessivamente tributário do estilo de Michel Gondry, lembrando especialmente Knives Out (2001) do Radiohead. Há, entre os vídeos, evidentes semelhanças: 1) no tipo de atmosfera fantasiosa construída, 2) na organização algo artesanal da passagem entre acontecimentos e dimensões videoclípicas e, até mesmo, 3) na recorrência a recursos cênicos específicos (vem à mente, por exemplo, elementos como o coração e o trem ).
Obviamente, o estabelecimento de interinfluências artísticas não é a priori problemático ou condenável. No campo do videoclipe, ainda persiste inclusive a expectativa de que o impacto de Gondry não deixe incólumes realizadores de gerações posteriores. Para Norton, haveria também uma motivação complementar para similaridades com o colega francês: o fato dele estar representado pela Partizan, a produtora que acolhe (como rei!) o estimado Gondry.
Mesmo entendendo isso, confesso que – por ter "descoberto" Norton pelo viés de uma pesquisa mais voltada à obra de Gondry – o diretor estadunidense acabou desaparecendo do meu radar. Por um tempo... (continua)
Knives Out (Michel Gondry/Radiohead, 2001):
Thinking About You (Ace Norton/Norah Jones, 2006):
Rodrigo,
ResponderExcluirParabéns!!! Que legal ver um blog bem escrito e de muito bom gosto. A sua foto está artística totallll, adorei!!
Beijos,
M. Cristina